2022

1 de nov. de 2021

PoF

POF, PoF ou Plenty of Fish é um site de relacionamentos que jamais tinha ouvido falar antes.

Há alguns meses, passei a receber mensagens desse (des)serviço informando sobre "afinidades" ou "matchs".

Como é certo que não uso redes [anti]sociais, não tinha como estar cadastrado nele.
Logo, algumas possibilidades:
1) alguém me cadastrou;
2) usaram robô para encontrar algum email meu ou gerar um endereço de email possível (inteligência artificial?);
3) houve vazamento de dados em algum serviço dos que uso.

Para descartar as hipóteses, o mais certo é recorrer a algum serviço que mostra vazamento de dados.
Olha abaixo alguns possíveis. Basta informar o email, que ele mostrará o que foi garimpado (é só um rastreamento genérico, cabendo ao usuário avaliar se aplica ao seu caso):

1) https://monitor.firefox.com/ (testei recentemente)
2) https://haveibeenpwned.com/ (muito bom)

Testei nos dois serviços a possibilidade de ter vazado algo de meu email. Foram encontrados alguns serviços que uso e que tiveram dados vazados. Felizmente, nenhum deles me atingiu (as datas não fecham ou eu tinha providenciado critérios de segurança que não me afetaram). Eliminei hipótese 3.

O mais provável é a hipótese 2. De qualquer forma, marquei os email recebidos do PoF como spam. Para esse tipo de emails mal intencionados, não uso o link para pedir para ser descadastrado. A razão? É que seu fizer isso, estarei confirmando que meu email existe e está ativo (eu o leio). Isso pode servir de alerta para outro "site parceiro" fazer uso. 

Ahhh, os parceiros! Quantos e quantos serviços "gratuitos" temos hoje! São movidos a vento? Por trás das máquinas, há pessoas. Como vivem? Como se sustentam?... A gratuidade é uma armadilha. A empresa não dá certo e precisa ser vendida. Por que não vender seus ativos? Uma lista de cadastro de usuários é um ativo?

Os usuários clicaram em "concordo" com os termos de uso contendo aquela lista de cláusulas do tamanho do Universo, em linguagem alienígena ou com termos vagos. Hoje em dia, a cada "concordo" no uso de um app precisaria de uma equipe de advogados ao teu lado. E nem assim resolveria, eu suspeito.

E como o povo adora tirar e publicar selfies. Estão seguras? Todas as empresas são absolutamente seguras? Bem intencionadas? Infalíveis? Mantidas por monges beneditinos triplamente certificados? 
Tu não acredita nos políticos e nem em papai noel, mas acredita que essas empresas são movidas a vento [e seus donos ficaram ultrazilionários]?

Facebook, Tinder, Instagram,...
Caro usuário, tem algum problema se usarmos tuas selfies, outras fotos ou teu perfil/status em algum algoritmo para poder te oferecer algum serviço de nossos parceiros?

Não faço jabá nem sou pago por plataforma alguma. Por outro lado, se alguém desejar entender um pouquinho melhor ado que falo, uma série leve é a Conectado (Connected: The Hidden Science of Everything ou A Era dos Dados: A ciência por trás de tudo). Uma "docussérie" em 6 episódios de 2020 apresentada por Latif Nasser.

O episódio que recomendo para esse tópico é Monitoramento.
 
Com tantas possibilidades e vulnerabilidades com mais um pouco de inteligência emocional, não fica difícil sermos enganados (e como tem gente com lábia!). Na esteira dos vazamentos, criminosos aproveitam-se de um cardápio extenso. Falando nisso, já consultou tua situação no Registrato do Banco Central?


Para saber mais:
https://www.quora.com/Is-POF-a-scam-or-not
https://tecnoblog.net/407643/o-que-fazer-em-caso-de-vazamento-de-dados-pessoais/
https://tecnoblog.net/200650/senha-vazada-internet/
https://tecnoblog.net/277666/google-password-checkup-chrome/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...