2022

26 de ago. de 2019

Ludicidade

É recorrente minha busca por pesquisar e testar abordagens e atividades lúdicas. A noção que adotei é haver muitas possibilidades varrendo um espectro do lúdico pelo prazer (sem ganho em conhecimento) até o lúdico pelo saber (quando aprofunda conhecimento). Entremeios, há criação de vínculos (brincar é criar vínculos, diria-se em latim).
Textos mais profundos ou descritivos tenho na forma de artigos e plano de aula. que podem inclusive ser usados e reaproveitados como para um jogo da memória da Tabela Periódica.
Jogo da memória da Tabela Periódica <https://www.orientacionandujar.es/>
Podes usar baralho de meu artigo sobre Jogos em Sala de Aula.
Aqui, algumas abordagens lúdicas em química encontradas de graça. Algumas não flertam tanto com o conhecimento, mas poderiam ser adotadas como quebra-gelo em assuntos áridos ou, quem sabe, para atender um currículo adaptado.

1) Nomenclatura de compostos iônicos [Jogo de Dados]
Resultado de imagem para ionic d20 templatehttps://www.scienceandmathwithmrslau.com/2019/05/chemical-compound-naming-fun/
Usa a folha que vem nas instruções e cole em um dado de 20 lados para fazer seus próprios dados de fórmula de íon. Dados de 20 lados são comuns em jogos tipo Dungeons & Dragons e RPGs em geral. Serão necessários dois dados para cada grupo de jogadores (um para os cátions, outro para os ânions).
Opcionalmente, use um dado online com uma folha de conversão (cada número corresponderá a um íon).
Confere minha versão em português com regras e anexos
(Deseja fazer uma cópia deste arquivo para o teu Google Drive? Usa o link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1djYU66OcBc1pQLTQtD7DLcOtZVCAJH5yJ5QodCVP99A/copy)

2) Massas Molares [Jogo de Dados]
https://www.teacherspayteachers.com/Product/Molar-Mass-BUNCO-Great-Chemistry-Game-2115783
Esta é uma versão do clássico jogo de dados BUNCO¹. Os estudantes calculam a massa molar para determinar a meta de pontuação daquela rodada. Ótimo para alguma prática e uma atividade divertida para quebrar o gelo nesse conteúdo!
¹ Bunco é um jogo de salão geralmente com 12 ou mais jogadores, divididos em grupos de quatro, tentando marcar pontos enquanto se revezam rolando três dados. Um "bunco" é feito quando uma pessoa consegue os três dados lançados mostrando os mesmos números e correspondendo ao número da rodada (por exemplo, na quarta rodada, os três dados lançados caem no "quatro": bunco!).



3) Quiminó [Jogo tipo Dominó]
https://www.teacherspayteachers.com/Product/Cheminoes-Chemistry-Inorganic-Nomenclature-Game-4489548
Neste jogo, uma combinação de Dominó com Palavras Cruzadas (Scrabble), os alunos são desafiados a criar compostos binários válidos jogando "peças" da sua mão no tabuleiro do jogo. Os alunos anotam os compostos válidos que fizeram, balanceados com o número de oxidação ("nox") e, em seguida, anotam o nome apropriado da IUPAC para cada composto que fizeram. Os alunos são recompensados ao montar compostos binários mais elaborados, especialmente aqueles que contêm íons poliatômicos.
Material necessário: Peças: palitos de picolé com íons escritos em cada extremidade. (Instruções fornecidas no link acima).


4) Nomenclatura Inorgânica com NOx [Jogo de Dados]
https://www.teacherspayteachers.com/FreeDownload/Ion-Dice-Chemistry-Oxidation-and-Inorganic-Nomenclature-4489560
BoggleParecido com o jogo Parole (Boggle) da figura ao lado (imagem da Wikipedia).
Nessa versão, os alunos devem criar compostos binários a partir de íons escritos em dados.
Eles são desafiados a ganhar pontos fazendo todos os compostos válidos disponíveis, equilibrando a fórmula da carga e, em seguida, anotando o nome apropriado para cada composto que identificaram.

Material necessário: Dados com íons: dados de madeira ou plástico com íons escritos neles. (Instruções são fornecidas).


5) Cadeias Carbônicas . Química Orgânica¹. [Jogo de Cartas]
 Objetivo do jogo:
Reforçar o conceito de como os átomos se combinam com o carbono para formar moléculas orgânicas, com especial atenção para quantas ligações cada tipo de átomo pode produzir (o carbono pode produzir quatro, o hidrogênio apenas um, etc.)
Faixa etária alvo: a partir dos 9 anos (podes até usá-lo na faculdade)
 Descrição do jogo:
Os cartões individuais são marcados com as abreviaturas dos elementos: C, H, O, F, Cl, N, Br. Cada cartão também mostra quantas ligações o átomo pode fazer. Os jogadores colocam seus cartões, na sua vez, para formar grandes moléculas orgânicas, enquanto tentam se livrar de todas as cartas em suas mãos.
 Tempo necessário:
Algumas partidas acabam rapidamente, em apenas 5~10 minutos. Mas a maioria delas dura mais tempo, uns 20 minutos. Ocasionalmente, uma partida dura mais que isso. Os jogadores devem ser encorajados a jogar várias vezes, pois o resultado de cada jogo (e as moléculas formadas) podem ser muito diferentes.
Material necessário:
Cópias das páginas padrão impressas em cartolina, tesoura.
¹Recuperado de <http://ellenjmchenry.com/organic-molecules-card-game/> em /03/ago/2019

6) Isótopos [Jogo de Tabuleiro com Cartas]
https://elementalscience.com/blogs/science-activities/60317571-free-chemistry-game

São duas versões. Uma com três isótopos de hidrogênio (modo fácil) e outra com dois isótopos de nitrogênio (modo difícil). O objetivo é completar primeiro os isótopos (com todos os seus elétrons, prótons e nêutrons).
Joga-se em grupos de 2 a 4 alunos, cada qual com a sua folha. Antes de começar, cada aluno põe alguns prótons, nêutrons e elétrons em seus átomos (pode desejar não colocar). No tabuleiro central fica um monte de cartas viradas para baixo e um banco de partículas subatômicas (mm's, disqueti, bala de goma, ou outro confeito bem colorido - uma cor para cada tipo de partícula). O primeiro jogador vira a primeira carta e faz o que ela determina (adicionar um próton, remover um elétron, etc.). Os alunos adoram o final do jogo também, quando comem as "partículas subatômicas".
As regras e o jogo estão em inglês.  Não reproduzo aqui por questões de direitos de autor. Nesse link do Elemental Science, obtém-se uma cópia exclusiva e gratuita.

7) Cara a Cara²

Use um antigo jogo Cara a Cara e substitua as figuras por faces de personalidades da ciência.
1. Abra as bandejas virando-as de cabeça para baixo.
2. Cada jogador "compra" uma carta que seu oponente tentará adivinhar.
3. Faça perguntas do tipo "sim ou não" para excluir os suspeitos. (Você pode perguntar se eles são carecas, usam chapéu, são homens ou até mesmo sobre algo que fizeram na história, tais como "essa pessoa lutou em uma guerra?", "ela estudou o átomo?")
4. Limite a seleção até você achar que sabe quem seu oponente tem para você. Faça o seu palpite na sua próxima vez para ver se você está correto!
Bônus: Se você desejar algo mais desafiante, use 2 cartas para adivinhar. Então, você pode fazer perguntas como: "uma dessas pessoas esteve envolvida na Guerra dos Farrapos?" ou "as duas pessoas são mulheres?".
² O Jogo Cara a Cara pode receber diversas adaptações, tais como usar fotos de personalidades femininas (ideia para o Dia Internacional da Mulher), personalidades históricas (história em geral, ou de alguma passagem/período em particular).


Bônus: Já ouviste falar do Karuta? É um jogo com dinâmica que podemos adaptar a vários contextos, inclusive química: associar elementos químicos [ou substâncias simples] a suas propriedades, por exemplo.


Lista com ideias de jogos:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/14/ldquo-uno-da-qumica-rdquo-conhecendo-os-elementos-qumicos-por-meio-de-um-jogo-de-cartas
http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2410-1.pdf
https://www.teacherspayteachers.com/Browse/Search:chemistry%20game%20dice/Price-Range/Free
https://www.healthcanal.com/mental-health-behavior/45067-with-board-games-it-s-how-children-count-that-counts-say-carnegie-mellon-and-boston-college-researchers.html
https://freyscientific.com/FREY/media/downloads/cpo/equipment-tech-support/atom_building_game_instructions.pdf
http://www.scienceandmathwithmrslau.com/2017/08/tips-teaching-polyatomic-ions/
https://www.weareteachers.com/womens-history-month-activities/
https://www.engagingsciencelabs.com/
Mais ideias:
The Ardent Teacher: https://theardentteacher.com/2015/01/02/chemistry-games/
Sunrise Science Blog: http://sunrisescience.blog/freebies/
Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL): https://my.pblworks.org/
Autorama da Química: Uma Proposta Lúdica para o Ensino de Princípios de Química http://www.abq.org.br/simpequi/2013/trabalhos/2130-13654.html
O Uso do Jogo “Autorama da Química” no ensino de misturas http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/2526-4664.072


Português, Literatura, Redação, Artes e Ciências Humanas. O endereço abaixo vende vários produtos prontos bem interessantes (não é jabá/jabaculê, meu filho):
Lição Prática: https://licaopratica.com.br/. Caça-palavra, loteria gramatical, cruzadinhas, provas, entre outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...