2022

2 de ago. de 2021

Ruffle: Uma alternativa ao flash

Flash é uma tecnologia que deixou de ser suportada pelos navegadores de internet em 2021. E não foi por falta de avisos, rs, rs, rs.

Não consegue mais usar aquele recurso em flash como gostaria?
A partir de agora, as únicas maneiras de usar o player oficial são reprodutores de desktop, navegadores alternativos ou versões obsoletas de navegadores.
E tem o Ruffle: um projeto que permite rodar conteúdo em flash no navegador sem o player oficial.

Resumo sobre as duas soluções:

1) Usar o player fornecido pela Adobe.
Basta entrar no link acima e escolher a versão adequada para teu sistema operacional. (Para mais detalhes, ver no que escrevi em outro momento).


Na imagem acima, mostro um simulador criado em flash totalmente funcional no Adobe Flash Player Debug (nesse caso, um executável no Windows). A pequena janela à esquerda, mostra a interface para carregar o seu arquivo .swf que tiveres no teu computador.

Outro exemplo que funcionou muito bem foi o Microscópio Virtual disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/simuladoreseanimacoes/2011/biologia/5microscopio_virtual2.swf (baixar esse arquivo .swf e abrir no programa da Adobe)


Imagem do Microscópio Virtual funcionando no Windows com o Adobe Flash Player
(ver descrição em https://www.escolainterativa.diaadia.pr.gov.br/odas/microscopio-virtual-2)

Mas nem tudo funciona 100 %, então...

2) Ruffle é uma alternativa que emula Flash Player. Escrito em Rust, o Ruffle é executado nativamente em todos os sistemas operacionais modernos como um aplicativo autônomo e em todos os navegadores modernos por meio do uso do WebAssembly. Aproveitando a segurança da sandbox de navegadores modernos e as garantias de segurança de memória do Rust, promete evitar todas as armadilhas de segurança pelas quais o flash tinha em sua reputação. Ruffle também permite colocar o flash de volta à web, incluindo para navegadores no iOS e Android! Projetado para ser fácil de usar e instalar, os usuários ou proprietários de sites podem instalar a versão web do Ruffle e o conteúdo em flash existente "simplesmente funcionará", sem a necessidade de configuração extra. 

Olha um exemplo aqui: https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5403
(Cuida: pode demorar um pouquinho para carregar).

O Ruffle detecta todo o conteúdo Flash existente em um site e o "polyfill" automaticamente em um reprodutor Ruffle, permitindo uma atualização contínua e transparente de sites que ainda dependem do conteúdo flash

Ruffle é um projeto totalmente de código aberto mantido por voluntários. O site tem as opções de arquivos para ti copiar, seja para usar em teu site (oferecer recursos em flash) ou localmente em um PC com firefox, edge, chrome,...

Se quiser fazer os conteúdos flash de sites rodarem como antes no teu navegador favorito, adiciona uma extensão disponível em https://ruffle.rs/#downloads.

Olha na imagem abaixo que eu circulei em amarelo as duas opções de extensões para navegadores de internet. Observa mais acima naquela página que os desenvolvedores alertam estarem aprimorando constantemente o Ruffle. Isso num dia um recurso flash não tenha funcionado como esperado, pode ser que mais adiante a nova versão já consiga suportá-lo (nesse caso, atualize a extensão).


Fiz dois testes com o navegador Firefox e a extensão do Ruffle. 

1) Consegui rodar o SuperMV disponível em http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_supermicroscopio.htm

Imagem de página do SuperMV rodando no Firefox


 2) ..mas não conseguiu rodar o Microscópio Virtual (aquele que rodou perfeitamente do programa da Adobe mencionado no início desse texto). Isso pode acontecer toda vez que o flash exigir algum "
ActionScript" que possivelmente ainda não esteja suportado. Como o projeto Ruffle está em constante aperfeiçoamento, algum tempo depois, o teu desejado recurso em flash já possa rodar normalmente no navegador devido a alguma atualização (instale a nova versão, nesse caso).


Outros projetos relacionados:

Flashpoint (https://bluemaxima.org/flashpoint/)
O Flashpoint da BlueMaxima é um projeto de preservação de jogos na web.

Lightspark (https://lightspark.github.io/)
É um flash player e plugin de navegador licenciado LGPLv3 escrito em C++/C que roda em Linux e Windows. Em versão alfa, promete suporte a todos os formatos Flash da Adobe.

Synfig: (https://www.synfig.org/https://www.fosshub.com/Synfig.html)
Software de edição para criar animações em código aberto.

Opentoonz: (https://opentoonz.github.io/e/)
Já assistiu o filme de animação Princesa Mononoke? Essa e outras obras usaram OpenToonz.

Papagayo (http://lostmarble.com/papagayo/)
Sincroniza movimento dos lábios com o som da fala. Integrável ao Synfig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...