Waterbear é um kit de ferramentas (toolkit) para a criação de linguagens de programação "arraste e solte" (drag-and-drop), com alguns exemplos de linguagens que você pode brincar e aprender com.
Traduzindo: ele é fortemente inspirado no Scratch (programação com blocos).
Vantagens: usa html5 e css3, ou seja, sem flash, sem java, roda até mesmo em iPad.
Já está adaptado para controlar placas de robótica como a Arduino.
Testa o Javascript Playground ou o Arduino Playground.
O quadro abaixo é um exemplo funcional que podes modificar (botão Edit).
Outra alternativa é o Tynker que, recentemente, abriu conta gratuita para escolas e professores. São duas opções para quem pensa em ensinar programação a crianças e jovens incluindo a opção de uso em tabletes.
Waterbear é o nome em inglês para urso d'água ou tardígrado. De aspecto um tanto desagradável aos humanos, é conhecido por resistir a condições ambientais inóspitas.
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
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