2022

21 de fev. de 2014

Biblioteca Virtual Infantil

A sétima edição do Prêmio Professores do Brasil agraciou as professoras de língua portuguesa Lauriana Gonçalves de Paiva-Gutierrez e Liliana Mendes pelo projeto Desenvolvimento de uma biblioteca virtual infantil a partir da construção/produção de textos produzidos por crianças no processo de escolarização.

A proposta pedagógica que desenvolveram visa ao uso social da leitura e da escrita, de forma articulada ao potencial multimídia das tecnologias educacionais. O produto final foi a construção de uma biblioteca virtual infantil com um acervo composto por 60 livros com textos construídos por crianças em processo de escolarização.

A Biblioteca Virtual Infantil é um projeto em construção permanente, desde 2010, que visa a criação de uma biblioteca a partir de textos e ilustrações produzidos pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII e de outras escolas públicas da região.

Desenvolvida para incentivar e motivar aos alunos à leitura, em especial as crianças e jovens que ainda não criaram e enraizaram o hábito de ler, a Biblioteca Virtual Infantil, além disponibilizar livros de diversos assuntos, permite que os alunos interajam entre si e suas próprias histórias na construção dos textos. A biblioteca está organizada a partir de gêneros textuais que norteiam a proposta curricular de Língua Portuguesa do C.A. João XXIII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...