A História da Programação LOGO - Apple in Schools
Logo é uma linguagem de programação revolucionária criada em 1967 por Seymour Papert, Cynthia Solomon e Wally Feurzeig com o objetivo de ensinar conceitos simples de programação.
O vídeo acima aborda a história do Logo e como ele ajudou a levar os computadores da Apple para as escolas nos anos 80 e 90.
Maccy e Ms. Fox discutem a linguagem de programação Logo e seu impacto nos computadores na educação.
Experimente Logo aqui (rodará no navegador, sem precisar instalar):
1) — Emulador online do Logo no Apple II: https://www.scullinsteel.com/apple2/#...
2) — Interpretador Logo baseado em Java: https://www.calormen.com/jslogo/
Para saber um pouco mais da história de Cynthia Solomon, acessa aqui: https://logothings.github.io/logothings/
Aproveita e confere esse poderoso interpretador Logo (https://turtlespaces.org/).
O nome dele é turtleSpaces e permite criar jogos, modelos e animações em 3D:
Sim, lembrou-me o Elica de Pavel Boytchev, uma personalizade que deveria ser mais citada por suas contribuições ao construcionismo.
Para quem deseja colocar as mãos na massa, preparei alguns desafios em Logo:
No TikTok, o usuário jozsi_official mostra uns desenhos bem legais de fazer com lápis e folha quadriculada.
O desafio é reproduzir em código Logo uma das ilustrações daquele usuário.
Reproduzi uma delas no xLogo. O ponto de partida no papel era:
Aqui estão algumas linhas simples:
Alternativa 1:
ld repita 3 [pe 60 pf 60 pe 60 pf 60 pe 120 pf 60 pe 120 pf 60 pd 180 pf 120 pd 120 pf 180 pd 120 pf 180 pd 60 pf 120 pd 120 pf 60]
Alternativa 2:
ld repita 3 [repita 2 [pe 60 pf 60] repita 2 [pe 120 pf 60] pd 180 pf 120 repita 2 [pd 120 pf 180] pd 60 pf 120 pd 120 pf 60]
Como ficou na tela do xLogo:
____
Mais um desafio:
ld pd 45
repita 4 [pf raizq 72 pd 135 pf 6 pd 90 pf 6 pe 135 pf raizq 72 pe 90 pf raizq 72 pe 135 pf 6 pe 90 pf 6 pe 45]
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