NVDA é a sigla em inglês para "Acesso Não-Visual à Área de Trabalho" (NonVisual Desktop Access), um “leitor de tela” gratuito que permite que pessoas cegas e com problemas de visão usem computadores (conhecem o Dosvox?). Ele lê o texto na tela em uma voz computadorizada. O usuário pode controlar o que é lido para ele movendo o cursor para a área relevante do texto com um mouse ou as setas no teclado.
O NVDA possua atalhos de teclado. Um mapa dos atalhos (em inglês) clicando aqui. Para encerrar o programa, pode-se clicar no atalho perto do relógio ou pressionar as teclas NVDA + Q (a tecla NVDA é a tecla Insert ou Ins, por padrão).
O NVDA permite converter o texto em braille, se o usuário do computador possuir um dispositivo chamado de "display braille".
Além da acessibilidade na educação e no emprego para muitos cegos, o NVDA fornece acesso a redes sociais, compras on-line, serviços bancários e notícias.
Funciona com Microsoft Windows. Pode-se copiá-lo para o teu PC, ou para uma pendrive e usá-lo em qualquer computador.
No projeto PhET, dois protótipos de simulações em HTML5 foram testadas com sucesso usando esse recurso. Um desses é Forças e Movimento. Novidades e melhorias devem surgir mais adiante.
Links relacionados:
1) Página do NVDA: www.nvda-project.org
2) Página para copiar o NVDA: https://www.nvaccess.org/download/
3) Outras informações sobre o NVDA: https://medium.com/acessibilito/usando-nvda-para-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-web-acessibilidade-1135698fc9cb
4) Conteúdos sobre acessibilidade web em português: https://medium.com/acessibilito
5) Usar o NVDA para avaliar acessibilidade web: https://webaim.org/articles/nvda/
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
10 de mai. de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em destaque
Verbos
Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário