Para quem gosta de Mahjong pode aproveitá-lo agora para melhorar seus conhecimentos em Química pois o Prof. Dr. Tandy Grubbs acaba de publicar minhas traduções em português.
São vários estilos de tabuleiro: associar substância ao tipo de ligação
química envolvida (é iônica ou é covalente?); solubilidade (que pares de substâncias formam
precipitados quando em contato?); ácidos fracos e fortes; associar o ânion ao seu nome; etc.
Se alguém desejar, também poderá jogar o clássico Mahjong com figuras. Vale a pena conferir.
http://www2.stetson.edu/mahjongchem/portuguese/
A figura acima mostra que escolhi jogar (e estudar) os nomes dos íons poliatômicos (3) e escolhi o formato da muralha como empilhado (4).
Bem abaixo na página aparece uma breve descrição do objetivo do jogo (5).
Conhece e explora as variações desse Mahjong escolhendo as opções em 3 e 4 e clica em 1 para iniciá-las.
O jogo está difícil? O botão Dica (2) mostrará que pares de peças estão livres, mas aí fica fácil demais, não é?
Notem que o programa em inglês também está disponível gratuitamente para Android e iPhone/iPad.
Ele tem sido comentado no twitter.
Segue vídeo produzido pelo Dr. Paul Hummel.
Professor William (Tandy) Grubbs é da Carolina do Norte, EUA, e está na Universidade Stetson, Flórida, desde 1995. Atualmente é presidente do Departamento de Química. Para saber mais sobre ele, visite sua página na instituição.
Há também uma versão em espanhol: http://www2.stetson.edu/mahjongchem/spanish.
Mahjong Chem en español: http://www2.stetson.edu/mahjongchem/spanish
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em destaque
Verbos
Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário