Para trabalhar área e perímetro.
Jogo com dois dados e folha de papel quadriculado.
Como jogar?
Regras:
1. Lança dois lados.
2. Desenha um retângulo com as medidas dos lados obtidas nos dados.
3. O retângulo deve ser desenhado junto dos teus outros retângulos, formando teu "território".
4. O primeiro retângulo de cada jogador deve ser desenhado num canto da folha. O outro jogador desenha seu primeiro retângulo no canto oposto.
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5. Se não conseguires desenhar um retângulo com as medidas obtidas, tu perdes a vez de desenhar.
6. O jogo termina quando todo o espaço for preenchido.
7. Vence o jogador com o território de maior área total.
Observa nas imagens acima as possibilidades do jogo. Podes pedir que registrem a área dentro de cada retângulo para facilitar a contagem final. Mas também podem trabalhar o perímetro, fazendo combinações diferentes de regra.
Por exemplo, joga os dados para determinar a área, mas o jogador precisa determinar o perímetro e este é o que valerá para determinar o vencedor ao final: o que somar maior perímetro (soma dos subtotais ou do perímetro final?).
Confere também jogos de tabuleiro aliados à lógica:
Jogos de Estratégia.
O tabuleiro abaixo é um de um interessante jogo lógico de caça à lebre.
Regras:
Os jogadores, um de cada vez, movem uma peça para uma casa vazia adjacente ao longo das linhas.
O primeiro movimento é feito pela lebre, que pode avançar ou recuar.
Os cães não podem recuar.
Objetivos:
Dos cães: cercar e encurralar a lebre.
Da lebre: abrir caminho e escapar dos cães.
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