Algumas impressões sobre a mesa digitalizadora Inspiroy da Huion que adquiri há alguns meses.
Sou amador e queria usar mais para lazer e algumas investidas (aprimoramentos, desenhos, humor,...) no material que produzo para minhas aulas. Então, descartei modelos avançados muito além do meu [pífio] talento inato para as artes.
1) Custo x benefício excelente. E possui resolução excelente para meus propósitos.
2) Funcionou perfeito com o Krita.
3) Funcionou com Windows 10¹ e com Linux² (uso Lubuntu).
¹ Dica para o Windows: a caneta pode deixar de funcionar como esperado, ficando impossível desenhar uma curva ou escrever. Isso ocorre quando o sistema operativo se configura para tentar adivinhar o que queres desenhar (muito bom em certos softwares para desenhar perfeitamente elipses e outra formas). Resolve isso indo em Configurações -> Configurar o Krita e, em "Configurações da Mesa Digitalizadora", marcar "Introdução de Dados do Cursor do Windows 8+ (Windows Ink)" em vez de WinTab.
² Dica para Linux: O Projeto DIGImend disponibiliza drivers para Linux. (A lista de mesas digitalizadoras da Huion e outras marcas encontra-se em https://digimend.github.io/tablets/). Vais ter que compilar, mas é barbada e rápido. São dois passos:
1º) Abre o terminal e muda para o diretório onde está o código fonte fornecido pelo Projeto DIGImend e monta os drivers com o comando "make":
make
2º) Instala os drivers com a seguinte linha de comando:
sudo make install
Lembra-te que, com esse método, a cada vez que atualizar o kernel, tens que executar "make clean" no diretório de origem e, em seguida, refazer o procedimento acima.
Para outras opções, visita https://github.com/DIGImend/digimend-kernel-drivers
4) Não precisei trocar a ponta da caneta ainda, mas é bom saber como se faz:
5) Para quem pretende usar esse dispositivo para vídeo-aulas, Krita (desenho) e OBS Studio (vídeo) dão conta do recado. Aliás, esses dois softwares livres são demais. Muuuuitos recursos. OBS pode ser integrado ao Google Meet:Era interferência do miniteclado bluetooth. Bastou desligar o miniteclado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário