2022

28 de set. de 2010

Verve

Segundas Intenções (em Portugal, Estranhas Ligações) e Ligações Perigosas são dois filmes inspirados no mesmo livro (Les liaisons dangereuses, de Pierre Choderlos de Laclos).
De curioso -cheirou-me algo shakespeariano- copiei-o de http://www.inlibroveritas.net/telecharger/pdf_domaine_public/oeuvre2245.html para ler mais tarde.
Não há prêmio maior a ser pago do que o privilégio de ser dono de si mesmo (por Nietzsche).
Enquanto isso, a escutar Verve e sua Sinfonia Agridoce. Segue tradução livre minha.
Esta vida é uma sinfonia agridoce
Tenta cobrir despesas
Torna-te escravo do dinheiro e então morres
Vou te levar pela única estrada que já estive
conheces aquela que te leva aos lugares
onde todas as veias se encontram,

Nada muda, posso mudar
Posso mudar, posso mudar
Mas eu estou aqui na minha forma
Estou aqui na minha forma
Mas eu sou um milhão de pessoas diferentes
de um dia para o outro
Eu não posso mudar minha forma
Não, não, não, não, não

Bem, eu nunca rezo
Mas esta noite estou ajoelhado, sim
Preciso ouvir alguns sons que reconheçam a dor em mim, sim
Deixo a melodia brilhar, deixo-a limpar minha mente, sinto-me livre agora
Mas as vias aéreas estão limpas e não há ninguém cantando para mim agora

Sabes que posso mudar, eu posso mudar
Posso mudar, posso mudar
Mas estou aqui na minha forma
Estou aqui em minha forma
E sou um milhão de pessoas diferentes
de um dia para o outro
Não posso mudar minha forma
Não, não, não, não, não

Não posso mudar minha forma
não, não, não, não, não,
Não posso mudar
Não posso mudar meu corpo,
não, não, não

É só sexo e violência, melodia e silêncio
É só sexo e violência, melodia e silêncio
(Eu te levarei pela única estrada por onde desci)
É só sexo e violência melodia e silêncio
(Eu te levarei pela única estrada por onde desci)
Deprimido
Já estive deprimido
Alguma vez já estiveste?
_____
Há um jogo de palavras no original. Com "mold" (forma/fôrma), que tanto poderia se referir à prisão do corpo quanto ao seu jeito de ser (ele estaria "engessado" em si mesmo). Escrevi "forma" ("fôrma"), aproveitando a ambiguidade da grafia.
E também com "ever been down" (referindo-se a estar deprimido ao mesmo tempo que poderia ser apenas uma referência a percorrer um caminho/estrada).
_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...