Trabalha aspectos como:
- Movimento Periódico
- Movimento Harmônico Simples
- Energia de Conservação
O que pode ser trabalhado:
• Explicar o que representa o período de um pêndulo.
• Determinar um método para medir o período sem usar a ferramenta Temporizador de Período.
• Projetar uma experiência controlada para (qualitativa ou qualitativamente) determinar como uma variável - como comprimento, massa, gravidade ou ângulo - afeta o período.
• Estimar a velocidade do pêndulo a partir do gráfico de energia (por exemplo, máximo, médio ou zero).
• Prever a posição do pêndulo do Gráfico de Energia.
• Comparar o período no Planeta X com a Terra. Qual planeta tem uma maior aceleração gravitacional.
• Calcular o valor de g no Planeta X.
• Prever a direção e a magnitude do vetor de velocidade em vários pontos ao longo do balanço.
• Determinar o que constitui um ângulo "pequeno". (Observar que a resposta depende do nível desejado de precisão.)
• Projetar uma experiência controlada para (qualitativa ou qualitativamente) determinar como uma variável - como comprimento, massa, gravidade ou ângulo - afeta o período.
• Estimar a velocidade do pêndulo a partir do gráfico de energia (por exemplo, máximo, médio ou zero).
• Prever a posição do pêndulo do Gráfico de Energia.
• Comparar o período no Planeta X com a Terra. Qual planeta tem uma maior aceleração gravitacional.
• Calcular o valor de g no Planeta X.
• Prever a direção e a magnitude do vetor de velocidade em vários pontos ao longo do balanço.
• Determinar o que constitui um ângulo "pequeno". (Observar que a resposta depende do nível desejado de precisão.)
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