2022

26 de set. de 2015

Super Trunfo com Tabela Periódica

Há alguns anos publiquei uma versão de aula sobre tabela periódica com abordagem lúdica. Faz uso de jogo baseado na tabela periódica e um clássico dos baralhos conhecido como Super Trunfo. Aula e regras podem ser consultadas em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2039.
Alguns links naquele endereço não funcionam como as pessoas gostariam. Para quem desejar copiar o arquivo pdf, mais uma alternativa: 
https://docs.zoho.com/file/me7bg6fe60761de524acda56b93a05c9ee0e8

Os alunos gostam bastante, oferecendo uma opção a ser explorada por professores de química e ciências.


A proposta tem sido bem aceita e difundida, como poderão notar pela quantidade de vezes que os assunto é abordado. Seguem alguns exemplos, nem sempre me citando.
1) Jogos, Casa da Ciência (<http://www.casadaciencia.ufrj.br/exposicao/quimica/outras-ligacoes/jogos.html>) <http://web.archive.org/web/20180429072002/http://www.casadaciencia.ufrj.br/exposicao/quimica/outras-ligacoes/jogos.html>
2) Trunfo nas escolas, Ciência Hoje (<http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/trunfo-nas-escolas>)<http://web.archive.org/web/20150324080924/http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/trunfo-nas-escolas>
3) Tabela Periódica - Um Super Trunfo para  Alunos do Ensino Fundamental e Médio, Química Nova na Escola (<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/05-EA-0509.pdf>)

Também podes ler algumas considerações minhas em:
http://khemis.webnode.com.br/news/jogos-em-sala-de-aula%3a-novas-considera%C3%A7%C3%B5es/
No endereço acima, ao clicar sobre a figura do jogo, também poderás copiar os arquivos completos (senha "tabela").

Não é fácil manter serviços gratuitos na web. Volta e meia um deles sucumbe por uma razão ou outra. Geocities deixou-me com certa saudade...
Só nesse ano tive problema com dois outros serviços, dificultando acesso a alguns trabalhos meus, solicitados por diversos interessados.


Nota em 03/nov/2020: Atualizei o arquivo de Super Trunfo com Tabela Periódica para incluir tamanho Carta Americano, um formato usado comumente pela PIMACO em seus papeis de cartões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...