2022

15 de mai. de 2013

Ubuntu Studio

O Ubuntu Studio constitui uma personalização do Ubuntu (ambiente XFCE4) que estou gostando.
Instalei-o pois buscava um pacotão multimídia Linux. Meu desejo é experimentar e tentar realizar uma ideias gráficas que tenho há tempos. E, também, editar alguns vídeos que tenho, coisa que vinha fazendo com ele a rodar do DVD.
Após instalá-lo, resolvi dar uma mexida; instalei alguns programas e removi outros que não iria usar. Entre eles, removi ingenuamente alguns arquivos xfce responsáveis por gerenciar a área de trabalho.
Que bobagem! Com isso, minha área de trabalho ficou com um fundo cinza escuro e o botão direito não funciona sobre ele. Nas configurações de aparência continuava registrado a imagem de fundo que estava usando, mas nada de aparecer de fato. Que tristeza, não é possível que vou ter que instalar tudo de novo por pura ignorância : (
Demorou, mas consegui descobrir a origem do problema em fórum estrangeiro (não encontrei nada em fóruns na última flor de láscio).
O problema foi com o xfdesktop. Bastou instalá-lo e iniciá-lo.
Assim:
1) Abrir o Synaptic e procurar por xfdesktop;
2) Instalar o xfdesktop4;
3) Abrir o terminal e escrever sudo xfdesktop& e dar enter.

Feitooooo. Apareceram meus ícones da área de trabalho e minha imagem de fundo.
O problema também pode ocorrer sem ter desinstalado o xfdesktop. Segundo li, isso pode ocorrer ao testar o nautilus como gerenciador de janelas. Mesmo que reverta para o tunar, a tela de fundo cinza estará lá, pois o dito cujo é interrompido. Nesse caso, basta executar a etapa 3 do roteirinho acima para reiniciar esse processo.

Nota: o & no final do comando xfdesktop& é fundamental. Se esquecer dele, na próxima vez que iniciar a sessão, o problema voltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...