O Scratch consegue receber dados da placa Gogo.
O uso é razoavelmente simples como podemos ver nos passos a seguir.
1. Conecta a placa GoGo no teu computador e inicia o programa Scratch.
2. Diz ao Scratch que estás a usar uma placa GoGo:
2a. Vai ao bloco de sensores (em azul) e clica com o botão direito do mouse sobre o bloco "valor do sensor ..." ou sobre o bloco "sensor ..." e escolhe "mostrar observador".
Aparecerá uma lista no palco do Scratch com o rótulo "desligado" e valores 0 (zero).
2b. Pressiona a tecla shift e clica com o botão direito do mouse sobre aquela lista. Escolhe a opção use Scratch board (usar a placa Gogo) conforme a figura abaixo:
3. Desliga e liga novamente a placa Gogo para ter certeza de que ela foi reiniciada.
4. Clica novamente sobre a lista com o botão direito do mouse (desta vez, sem usar a tecla shift), clica na primeira opção ("selecionar porta serial/USB") e escolhe a porta COM ou porta serial na qual a placa GoGo está conectada.
A lista apresentará valores 100 ou 99 (a menos que tenha sensores conectados à placa GoGo).
Na figura abaixo temos os valores exibidos para um sensor de calor conectado na primeira entrada da placa Gogo (entrada 1) e um botão liga/desliga conectado na quinta entrada (confere na foto em seguida).
Se não tiveres sucesso, repete as etapas 2b em diante que deverá funcionar.
A placa GoGo suporta todas as 8 portas de entrada do sensor, mas não tem suporte às portas de saída (ligar motor, luz, etc., infelizmente, não será bem sucedido. Para isso, o programa o FMSLogo seria uma opção).
Já comentado acima, mas gostaria de reforçar: se os passos não funcionarem, repita-os a partir de 2b. Eu não estava conseguindo também. Achei até que seria por minha placa ser antiga, um dos primeiros modelos feitos lá em 2002. Mas que nada, funciona perfeito.
Eis o mapeamento da porta de entrada no Scratch.
Seletor deslizante = 1
Luz = 2
Som = 3
Botão = 4
Sensor A = 5
Sensor B = 6
Sensor C = 7
Sensor D = 8
Segue vídeo em que o próprio Roger (Arnan Sipitakiat) explica os passos.
Aproveitando a oportunidade, outro vídeo (primeiro de uma sequência de 6) a mostrar como montar uma placa gogo:
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
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