O professor de Química Alexander Scheeline da Universidade de Illinois, EUA, deseja que seus alunos usem celulares em aula. Por uma boa razão: como instrumento de análise química.
Ele desenvolveu um método usando recursos simples e baratos além de uma câmera digital para montar um espectrômetro (um aparelho e tanto para químicos analíticos). A espectrofotometria é um dos meios mais difundidos para identificar materiais em nossos dias.
Scheeline disse que “If we want to measure the amount of protein in meat, or water in grain, or iron in blood, it’s done by spectrophotometry” (Se quisermos medir a quantidade de proteína na carne, ou de água em grão, ou de ferro no sangue, fazemos por espectrofotometria).
A solução inovadora é uma alternativa às instituições sem condições financeiras de adquirir os caros espectrômetros.
Saiba mais sobre o espectrofotômetro em endereço próprio. O software é free.
https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=1NgzXpFDh7o
https://www.sciencebuddies.org/search?s=Spectrophotometer
http://www.asdlib.org/onlineArticles/elabware/Scheeline_Kelly_Spectrophotometer/Cell%20Phone%20Spectrometer%20Paper.pdf
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
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