2022

28 de ago. de 2010

Editar arquivos PDF

Recuperei e atualizei diversos arquivos em PDF que tinha criado há tempos graças ao BrOffice/OpenOffice. Naturalmente, precisa ter o OpenOffice ou BrOffice (versão 3.0 ou superior). Depois disso, é seguir os passos que escrevo aqui:

1 – Escolhe a extensão adequada ao teu sistema operacional em https://extensions.services.openoffice.org/node/874

2 – Abre o OpenOffice ou BrOffice em > Menu Ferramentas > Gerenciador de Extensão…


3 – Clica em adicionar… e aceita os termos (tem que rolar os termos de licença até embaixo para liberar o botão de de aceite). Após finalizado, clica em fechar.

Pronto! Os arquivos PDF são importados (basta "abrir") pelo OpenOffice/BrOffice para editar à vontade como desenhos (Draw). Costumo salvar como desenho (extensão .odg) para posteriores atualizações e também exporto para PDF que é uma função já inclusa por padrão no pacote OpenOffice/BrOffice.


Essa extensão tem o nome de pdfimport.oxt. Disponibilizada pela Sun/Oracle gratuitamente e mesmo sendo bem básica, funciona que é uma beleza. Não conseguia trabalhar com alguns arquivos PDF antigos (davam mensagem de "erro de entrada e saída"). Consegui resolver o problema acidentalmente: Enviei o arquivo para o Scribd (ou outro serviço similar) e depois copiei ("download") o arquivo PDF. É estranho, mas o arquivo PDF gerado por esse tipo de serviço eliminou o erro de entrada e saída de meus arquivos antigos.

[Adaptado de https://www.ubuntu-ac.org/archives/958 e https://www.ehow.com/how_4788620_pdf-openoffice-microsoft-office-alternative.html]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...