O IDEB foi divulgado recentemente. Resultados mostram melhora para nossa realidade. Precisa-se avançar muito para um Brasil melhor. Para isso, é importante também cada um entender e discutir a educação.
Demorei, mas dediquei-me a ver como calcular o IDEB. Depende de duas variáveis: desempenho e aproveitamento, ou seja, que "nota" os alunos tiram testes do INEP multiplicada pela taxa de aprovação no ciclo em questão. Para 4ª série, a taxa média de aprovação da 1ª até a 4ª. Para a 8ª série, a taxa média de aprovação da 5ª até a 8ª série na minha escola ou rede. Mesma ideia para o Ensino Médio. Quanto menor a taxa de aprovação, menor o IDEB. O impacto dessa taxa, portanto, é alto.
Fiz planilha online para cada um conferir o seu IDEB, até porque se tem até o dia 30 para encaminhar revisão.
Os dados podem ser conferidos ou comparados com os que estão publicados pelo INEP.
Confere em http://g2025.blogspot.com/2010/11/ideb-2.html a versão atualizada dessa planilha.
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em destaque
Verbos
Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...
Gostaria de obter informações de como calcular o IDEB,e se ele é calculado de acordo com o índice de aprovação de 1º ao 5º ano e de 6º ao 9º ano,ou seja, de toda a escola.
ResponderExcluirO IDEB da 4ª série (5º ano) considera as taxas de aprovação das séries iniciais.
ResponderExcluirO IDEB da 8ª (9 ano) considera as taxas do 6º ao 9º ano. O IDEB do 3º ano do EM considera as taxas do Ensino Médio.
O simulador atualizado encontra-se em http://g2025.blogspot.com/2010/11/ideb-2.html