Testei o release candidate do Scratch 1.4 (http://scratch.mit.edu).
Estou cada vez mais encantado com esse programa.
Na primeira vez que vi o pessoal do MIT usando blocos de programação me assustei. Achei feio ou deselegante (onde estaria o prazer de escrever/digitar comandos?). Bobagem minha. Difícil evitar comparações com interpretadores Logo.
A cada novo lançamento, mais novidades. A que mais me chamou a atenção de cara foi a integração com câmera. Poderia fotografar-se e usar a imagem como um sprite (no mundo da tartaruga equivaleria a uma "roupa" para a tat).
Para encurtar a história, o Scratch estaria mais próximo do Imagine e do Micromundos em termos de possibilidades. No entanto, vai além quando pensamos no que o seu portal permite: publique automaticamente seus projetos, copie outros, comente-os, interaja com outros "scratchers", etc.
Aproveitei e complementei a tradução (português do Brasil).
Dia desses testei uma versão para instalação em Linux Debian (Linux Educacional 3.0 para ser exato). Ainda não está redondo (em especial no que se refere a arquivos de som midi). Mas já avançou muito.
Curtas sobre tecnologia e educação. É meu bloco de anotações com minhas experiências com tecnologias (e para não esquecer de onde as tirei, quando for usar no ano seguinte em aula, rs, rs, rs.)
Voltado para educadores interessados nas potencialidades das tecnologias na sala de aula.
[curiosos também são bem-vindos]
11 de jun. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em destaque
Verbos
Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário