2022

2 de mar. de 2009

Produzir videos

Há muitas opções de editores de vídeo disponíveis. Alguns mais, outros menos poderosos. Cinelerra, Kdenlive, Kino, Movie Maker, Blender, etc. Além do brasileiro "Muan".
Para uso educacional, pode-se fazer bons trabalhos sem muitos recursos.
Algumas ideias para trabalhar com os alunos ou para se divertir em casa:
Fazer animações com sequências de massinhas (precisaria de uma webcam ou câmara fotográfica).

Livro-clip. Uma ideia que pode unir os componentes curriculares Literatura e Educação Artística. A ideia seria cada grupo ler um livro e fazer um livro-clip, uma espécie de melhores momentos ou sinopse que estimulasse os demais a também lê-lo. Tem até um sítio que explora muito bem esse recurso, de onde apresento o exemplo abaixo:

Há outros clips em outros estilos, com narração em vez de letreiro apenas.
Um projeto mais simples, no entanto, igualmente estimulante, seria escanear ou fotografar as sequências de animações dos próprios alunos para editar com Kdenlive, por exemplo. Como não há obra sem roteiro, a inspiração poderia vir de uma música. Seria algo como "Qual a sua música preferida? Ela fala sobre o quê? Desenhe-a".
Eis um exemplo bem popular:

Ou esse que foi totalmente desenhado no Paint (ou Tuxpaint)

Para ter uma rápida visão do KDENLIVE sugiro um video produzido para o PROLINUX:

Um programa complementar que será uma mão na roda é o Audacity. É bom editor de audio. Esses e outros programas de edição de som e video podem ser encontrados no Portal do Professor. O legal é que por lá também podemos encontrar alguns tutoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Verbos

Atividade desenvolvida para planilha eletrônica pelo multiplicador Ademir dos Santos há alguns anos, resolvi colocar online usando recursos ...